sexta-feira, março 2

OS BENEFICIOS DA ERVA MATE


Recentemente o Globo Repórter destacou os grandes benefícios que esta bebida pode nos proporcionar. Compartilho aqui as informações e vou incluir a "erva mate" no meu dia-a-dia!!

Os benefícios da erva-mate, pouco conhecidos para o resto do País, já são muito difundidos nos três estados do sul, onde o consumo da erva costuma ser parte integrante da cultura local, em forma de chimarrão. A Ilex Paraguariensis, nome científico da erva-mate, é uma poderosa fonte de propriedades nutritivas e benéficas para a saúde, que ajuda até mesmo a limpar o organismo, combatendo os radicais livres que provocam o envelhecimento do corpo. É rica em vitaminas, A, B1, B2, B6, C e E, proteínas e minerais como cálcio, potássio e magnésio. Quando consumida em forma de chá, ganha propriedades diuréticas, digestivas e estimulantes. Também possui características antioxidantes, devido à presença de flavonóides. Pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos mostraram que as propriedades antioxidantes da bebida exercem um efeito protetor direto nas células. Também revelaram que a erva-mate é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce. Na América do Sul, o Brasil não é o único país a se render ao sabor do mate: a bebida é consumida na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e em algumas localidades do Chile e do Peru.

2 comentários:

  1. Embora eu seja de um lugar que não tem por tradição o uso da erva-mate, Florianópolis, sou usuário do chimarrão. E posso garantir que é muito gostoso e me sinto muito bem após umas cuias de chimarrão. Precisamos valorizar ervas deste tipo, coisas que possam nos proporcionar saúde e bem-estar. Precisamos ingerir menos industrializados e mais produtos naturais, vegetais, frutas (o limão, por exemplo, é excelente para a saúde. Tomar todos os dias um copo de limonada - sem usar açúcar branco - faz realmente muito bem. Ele é alcalino e equilibra o nosso pH do sangue). Grato por esta reportagem e pela oportunidade de passar um pouquinho mais para o bem-estar das pessoas.
    Cidnei

    ResponderExcluir
  2. Que tem lupus pode tomar chamarão

    ResponderExcluir