quarta-feira, outubro 30

PRESSÃO ARTERIAL

A hipertensão, conhecida como pressão alta, é um problema muito sério e silencioso que atinge centenas de pessoas, muitas delas nem sabem que sua pressão arterial está alterada, até que sofrem alguma crise.

Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão. 

Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 é considerada hipertensão.

A pressão arterial normal para adultos variam de 110/70 a 140/90, enquanto leituras de 140/90 a 160/90 e 160/95 indicam a borda da hipertensão. Qualquer leitura superior a 180/115 é muito elevada. Hipertensão pode resultar em doença arterial coronariana, alargamento do coração ou acidente vascular cerebral.

LES E HIPERTENSÃO ARTERIAL
Pacientes com LES têm maior risco de doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, por isso devemos dar uma atenção especial a nossa pressão arterial.

É muito freqüente haver glomerulonefrite lúpica. Felizmente, a maioria dos pacientes sofre de lesões leves e não progressivas, sendo sua única evidência discretas alterações no exame de urina, ou apresentam lesão renal que responde muito bem ao tratamento.

Quando há proteínas, hemácias, leucócitos e vários tipos de cilindros no exame de urina e aumento da creatinina no sangue estamos diante de uma situação grave mas de modo algum sem solução.

O aumento da pressão arterial é indicativo de gravidade.

Leia Mais:
Lúpus Eritematoso Sistêmico - ABC da Saúde: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?277#ixzz2jFfetmfu

TRATAMENTOS NATURAIS
Duas sugestões de remédio caseiro para controlar a pressão alta com sucos e chás, é tomar o suco de limão misturado com água de côco porque possui propriedades diuréticas que auxiliam na regulação da tensão arterial. E chá de Melissa ou Erva cidreira, calmante natural, ajuda a controlar a pressão.

SUCO DE LIMÃO COM ÁGUA DE COCO
Ingredientes
3 limões
200 ml de água de côco

​Modo de preparo
Misturar muito bem os ingredientes e beber a seguir. Tomar 1 vez ao dia.

CHÁ DE MELISSA OU ERVA CIDREIRA
Ingredientes
1 colher de chá de folhas de erva cidreira
1 colher de chá de folhas de maracujá

Modo de preparo
Ferva junto com duas xícaras de chá de água: Aguarde amornar e coe. Beba uma xícara três vezes ao dia.

ALIMENTAÇÃO E PREVENÇÃO
A prevenção é o melhor remédio, e para isso nada melhor que uma alimentação saudável. Citamos alguns alimentos que ajudam a prevenir e combater a hipertensão:

Aveia
A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais", auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.

Amêndoa e noz
Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores, ou seja, ampliadores dos vasos sanguíneos, o que auxilia no controle da pressão arterial. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, um dos principais antioxidantes naturais existentes, que ajudam a retardar o envelhecimento e diversas complicações cardíacas.

Alimentos ricos em ômega 3
Presente em alimentos como sardinha, salmão, atum, linhaça e azeite.

Ervas
O que a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho têm em comum? Todos são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal.

Alho
Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e até por doenças cardíacas.

Alimentos ricos em potássio
Se, por um lado, o sódio estimula a retenção de líquidos no organismo, aumentando a circulação sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial, o potássio age como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo.

Fontes:
http://clinicanaturalzardin.blogspot.com.br/2012/04/oito-alimentos-que-ajudam-combater.html
http://www.remedio-caseiro.com/tres-chas-poderosos-para-baixar-a-pressao-alta/#ixzz2jFbWJrde
http://www.portalnatural.com.br/doencas-e-tratamentos/hipertensao-tratamentos- naturais/#ixzz2jFT7GqDg

Um comentário:

  1. LES E HIPERTENSÃO ARTERIAL
    Pacientes com LES têm maior risco de doenças cardiovasculares
    Pq tem mais riscos?
    Boa noite. Aguardo respostas.

    ResponderExcluir