ALIMENTAÇÃO

Alimentação Saudável é a condição única e essencial para a manutenção da vida. Sem uma alimentação em quantidade e variedade adequadas o organismo não se desenvolve corretamente e nem dispõe de resistências (reservas nutricionais) para lutar ativamente contra doenças, conseqüentemente, além de contribuir para a morte e o envelhecimento precoce, também é a causa de um viver muito deficiente, sem saúde.

Antiinflamatórios

A dieta rica em alimentos antiinflamatórios pode prevenir e bloquear a inflamação, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio de todas as funções básicas do organismo.

Entre os alimentos com maior ação antiinflamatória se destacam os ácidos graxos ômega-3, encontrados no azeite de oliva extravirgem e peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta). No organismo, estes ácidos são convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, que reduzem inflamações.

Chá verde, alho, aveia, cebola, crucíferas (brócolis, couve-flor e repolho), semente de linhaça, soja, tomate e uva são alimentos com substâncias bioativas que tem ação na modulação do processo inflamatório e são antioxidantes.

O processo inflamatório serve como barreira para os microorganismos não penetrarem nas mucosas e feridas de tal forma a comprometer o organismo. Além disso, a inflamação resulta na cicatrização de lesões.Os ácidos graxos ômega 6 são abundantes na dieta ocidental; eles se encontram em nossa carne bovina, produtos laticínios e alimentos processados. 
"Os ácidos graxos ômega-6 estimulam a inflamação e os ácidos graxos ômega-3 diminuem o processo inflamatório. Por isso a necessidade de consumi-los em equilíbrio" afirma a nutricionista.
  

Orgânico

Um alimento orgânico é produzido em condições naturais, sendo totalmente livre de agrotóxicos e aditivos químicos. Em solos equilibrados, as plantas crescem mais saudáveis e mantêm suas características originais, como aroma, cor e sabor. Produzem, assim, alimentos mais nutritivos e saborosos, que conservam as suas propriedades naturais, como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas.

Integral

Os alimentos integrais podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes, sem perda de valores qualitativos e quantitativos.
São, portanto, mais nutritivos que os refinados, pois têm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais retidas nas estruturas removidas com a refinação.
Um alimento é considerado integral quando contêm todos os nutrientes necessários, provenientes das vitaminas e minerais. A inclusão deles em planos alimentares para redução de peso também é importante, principalmente, pela retenção do conteúdo de fibras, que entre outros benefícios, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e, conseqüentemente, a quantidade de alimento ingerida.

Índice glicêmico

Essa dieta estimula o consumo de alimentos que não elevam o nível de glicose no sangue, ou seja, carboidratos com índice glicêmico baixo (conhecidos também como carboidratos complexos - que liberam pouco açúcar no sangue) como farinha de trigo integral, aveia, soja, legumes, frutas e vegetais; no lugar de açúcar refinado, arroz e farinhas brancas, refrigerantes, mel e batata – esses últimos contêm os chamados carboidratos simples, não indicados nesta dieta. Os alimentos que aumentam a taxa de insulina na corrente sanguínea podem causar problemas cardíacos como hipertensão, obesidade e diabetes.

O ph  dos alimentos (ácidos/alcalinos)

Uma variedade de doenças pode ser causada pela atual dieta ocidental típica. Que é largamente composta de alimentos formadores de ácidos (proteína, cereais, açucares). Alimentos promotores de alcalinidade como os vegetais são consumidos numa escala muito menor. 

As pesquisas mostram que a menos que o pH do corpo esteja levemente alcalino, o corpo não pode auto curar-se. Se seu pH não estiver equilibrado, você não pode, por exemplo, assimilar vitaminas, minerais e suplementos nutricionais, diminuirá a produção de energia nas células, diminuirá a capacidade do seu organismo de reparar células doentes, e fará o corpo mais susceptível de fadiga e doenças. O pH de seu corpo afeta TUDO.

Um alimento pode gerar acidez ou alcalinidade no corpo sem ter nada a ver com o real pH da comida em si mesma. Por exemplo, limões são bastante ácidos, entretanto os produtos-finais dos mesmos após a digestão e assimilação são bastante alcalinos, portanto limões geram alcalinidade no corpo. Da mesma maneira, a carne possui um pH alcalino antes da digestão, mas deixa resíduos ácidos no corpo, então, como quase todos os produtos de origem animal, a carne é classificada como acidificante.

Para manter a saúde, a dieta deve consistir de pelo menos 60% de alimentos alcalinizantes e de no máximo 40% de alimentos acidificantes. Para reconstituir a saúde, a dieta deveria consistir de 80% de alimentos alcalinizantes e 20% de alimentos acidificantes.
CARDÁPIO MODELO
Desjejum
§        Chá verde ou Chá Mate. Suco de Acerola, Caju, Limão, Goiaba e Morango.
§         Pão Integral.
§         Queijo Cottage.
§         Geléia Mirtilo, Cereja e Framboesa(sem açúcar).
§         Mel, xarope de Agave e adoçante Stevia.

Fruit Break
§         Suco de frutas e água de coco. Chá verde ou Chá Mate.
§         Frutas, salada de frutas.
§         Bolo de frutas (com farinha de trigo integral). 
§         Iogurte de frutas vermelhas.
§         Granola e cereais integrais.
§         Castanhas e nozes.

Almoço
§         Arroz integral, massas integrais, trigo em grãos e batata Assada.
§         Feijão carioca, Grão de Bico, Ervilha e Lentilha.
§         Peixes: Cavala, Sardinha, Salmão, Arenque, Atum, Linguado e Bacalhau. Soja e ovos orgânicos.
§         Brócolis, Couve-Flor, Berinjela, Abobrinha, Repolho, Repolho Roxo, Couve de Bruxelas, Abóbora, Cenoura, Batata Doce, Inhame, Vagem, Espinafre, Nabo e Aipo.
§         Alface, Rúcula, Radicchio, Escarola, Tomate, Cebola, Alho, Pepino e Alho-Porró.
§         Salada de Frutas ou Gelatina.

Fruit Break
§         Suco de frutas e água de coco. Chá verde ou Chá Mate.
§         Frutas, salada de frutas.
§         Bolo de frutas (com farinha de trigo integral). 
§         Iogurte de frutas vermelhas.
§         Granola e cereais integrais.
§         Castanhas e nozes.

Jantar
§         Arroz integral, massas integrais, trigo em grãos e batata Assada.
§         Feijão carioca, Grão de Bico, Ervilha e Lentilha.
§         Peixes: Cavala, Sardinha, Salmão, Arenque, Atum, Linguado e Bacalhau. Soja e ovos orgânicos.
§         Brócolis, Couve-Flor, Berinjela, Abobrinha, Repolho, Repolho Roxo, Couve de Bruxelas,Abóbora, Cenoura, Batata Doce, Inhame, Vagem, Espinafre, Nabo e Aipo.
§         Alface, Rúcula, Radicchio, Escarola, Tomate, Cebola, Alho, Pepino e Alho-Porró.
§         Salada de Frutas ou Gelatina.

Ceia
§         Chás


Dicas para uma vida saudável
  • Se possível, escolha locais tranqüilos e agradáveis para realizar suas refeições.
  • Faça de sua refeições um prazer e não um sacrifício, portanto, como sugestão, promova um rodízio entre os alimentos de cada categoria, inove e monte pratos coloridos e variados.
  • Procure realizar todas as refeições, conforme descrito no cardápio modelo, evitando permanecer longos períodos sem se alimentar.
  • Mastigue bem os alimentos.
  • Evite frituras e alimentos gordurosos, optando pelas preparações assadas, cozidas e grelhadas.
  • Cozinhe os legumes apenas o suficiente para que fiquem macios, pois o cozimento em excesso faz com que percam o sabor e os nutrientes importantes.
  • Procure beber, no mínimo, dois litros de água com ph acima de 7,5 por dia.
  • Utilize temperos e condimentos como alho, cebola, cebolinha, curry, cúrcuma, tomilho, alecrim, coentro, canela, pimenta preta e orégano para incrementar o sabor de suas preparações.
  • Consuma alimentos ricos em fibras, como vegetais folhosos, leguminosas, frutas e cereais integrais que, além de promoverem um melhor trabalho intestinal, reduzem o colesterol sanguíneo.